Insira seu email abaixo e receba conteúdos, ferramentas e dicas exclusivas sobre empreendedorismo e negócios!










Para iniciar em grande estilo (e utilidade pública), preparei uma série especial de posts para ir ao ar todas as quartas-feiras, chamada Os 10 Comportamentos Empreendedores. Toda 4ª-feira detalharei um comportamento que todos os maiores empreendedores natos do mundo possuem, os quais você deveria incorporar para deixar seu lado empreendedor fluindo como água!

A CULPA É DA GENÉTICA
Série Os 10 Comportamentos Empreendedores

Como tudo na vida, todos nascemos com características diferentes dos outros. Alguns nascem com habilidades para tocar qualquer instrumento musical mas com dificuldades para trocar uma lâmpada, enquanto outros nascem com uma facilidade absurda para resolver cálculos mirabolantes de cabeça mas mal conseguem fritar um ovo.

Isso não significa que o matemático não possa se tornar um bom chef e o artista não possa ganhar uns trocados como um “marido de aluguel”! (calma: leia-se “faz-tudo”)

Não é de se duvidar que alguns já nasçam com um tino para os negócios, enquanto outros passam mal só de pensar em pechinchar uma fruta na feira. Mas se todos nós podemos aprimorar as habilidades que nos faltam para sermos melhores em outras áreas, quais as características deveríamos perseguir? Quais os comportamentos comuns entre os maiores empreendedores do mundo? É possível se exercitar emocionalmente para alguém empreender melhor e com mais facilidade?

O CROMOSSOMO EMPREENDEDOR
Série Os 10 Comportamentos Empreendedores

Essas perguntas foram respondidas pela ONU na década de 60, quando o psicólogo e professor de Harvard, David McClelland, desenvolveu um estudo extensivo pelo mundo, tentando mapear um perfil com os tipos de comportamentos mais encontrados nos empreendedores de sucesso, em diferentes contextos culturais e, com isso, chegar a um método capaz de ajudar as pessoas a conquistar uma espécie de “inteligência emocional empreendedora”.

O resultado da pesquisa não concluiu por um ou dois itens, mas dez características de comportamento que mais apareceram na personalidade dos empreendedores bem-sucedidos analisados e elas são:

O resultado foi denominado por McClelland como “motivação da realização” e, junto com a ONU, desenvolveram um programa educacional na área de negócios, que auxiliassem empreendedores (ou quem sonha em ser um), a se conhecerem melhor e a complementar suas “necessidades”.

CENAS DOS PRÓXIMOS CAPÍTULOS

O Realização Empreendedora vai detalhar cada comportamento da “motivação da realização” com o significado e importância de cada um no dia-a-dia de um empreendedor, bem como propôr exercícios de como praticar e aprimorar cada comportamento.

Esta será uma série muito importante para que você conheça seu real potencial hoje, mapeie suas próprias necessidades e criar um plano de ação para saná-las e conseguir empreender ‘com o pé nas costas’!

Fique ligado no primeiro artigo da série: A Persuasão!

EXTRA

Como nenhuma lista é finita, queremos propôr um complemento extra à esta acima. Apesar de já ter um número suficiente para nos manter bastante ocupados em aprimorar nossas ações, vocês poderão eleger mais 1 comportamento que acreditam ser a “cereja do bolo” de todo o empreendedor de sucesso e que o Sr. McClelland possa ter ‘esquecido’!

Pense e me responda: Qual comportamento extra você acredita ser fundamental para qualquer empreendedor de sucesso? A votação vai até o dia 13/Maio/2015. Para votar, escreva abaixo nos comentários!

Leia sobre Liderança, o comportamento extra vencedor da votação!