Insira seu email abaixo e receba conteúdos, ferramentas e dicas exclusivas sobre empreendedorismo e negócios!










“Empreender é como viajar: quanto mais caminhamos, maior é a consciência do quão pouco conhecemos.
E só quem insiste em ir além, é quem conta as melhores histórias.”
– André Cassiano

Empreendedorismo é a minha viagem. Seja bem-vindo!

Fui educado como a maioria dos brasileiros, programado para seguir o padrão “estudar, ter um emprego e se aposentar”. Entretanto, o destino foi me mostrando um caminho diferente. Talvez porque eu sempre tenha questionado o “faça isso, porque sim” e, até hoje, tenho aversão à rotinas e à sensação de ter a vida desperdiçada das 9h às 19h. Eu imaginava um trabalho onde poderia me divertir enquanto realizava algo significativo para o mundo, não para um chefe.

Cursei engenharia na FEI (Faculdade de Engenharia Industrial). A faculdade era muito técnica e praticamente todos ali queriam se formar para ganhar seu salário fixo numa multinacional. Ou seja: a utopia da estabilidade financeira adquirida através de anos em um emprego que você despreza, apenas com o intuito de ter algum dinheiro para comemorar as breves pausas desta ilusão, aos fins de semana.

Sem saber de outras possibilidades de trabalho, segui nesta mesma toada, iniciando minha carreira tradicional como engenheiro de produção por diversas áreas e indústrias: farmacêutica, metalúrgica, eletrônica e de energias.

Posso dizer que meu lado empreendedor começou já na faculdade com a revenda de alguns produtos. E, depois de formado, em paralelo a carreira corporativa, criei a AC Motors, minha primeira startup, mesmo sem nunca ter ouvido falar no termo. Passei dois anos dedicando fins de semana, férias, feriados e todo o tempo extra no desenvolvimento do projeto, networking, cursos, visitas à feiras e workshops nos EUA, até mesmo dando entrevistas internacionais.

Frustrado com os cursos que ensinam planos de negócio baseados em metodologias inadequadas, ineficazes na prática para tirar uma ideia do papel, percebi que não tinha conhecimento suficiente de como alavancar minha startup, estruturar um modelo de negócios inovador e, finalmente, criar um produto do zero para um mercado que ainda não existia. Sem conseguir enxergar novas possibilidades e inseguro com as metodologias tradicionais, o  desafio se transformou em um muro que me parecia improvável conseguir transpassar.

Eu não poderia estar mais angustiado com meu futuro seguindo essa trajetória. Tudo que sempre sonhei – como a liberdade de tempo, o uso criativo das minhas habilidades e a autonomia geográfica – estavam lutando contra mim! E eu estava perdendo essa guerra… Até o momento em que eu “explodi”, pedi demissão e saí do país para um período sabático.

Seis meses após dar a volta ao mundo e conhecer 31 países, eu sabia qual era o meu caminho. Teria mesmo que ‘inventar’ o meu trabalho dos sonhos, buscar o meu próprio caminho, encontrar o meu lugar. Em resumo, eu teria que empreender!

Tendo como sócio um ex-chefe, abri minha própria empresa de soluções em energias limpas, a Adduco. Sem grande investimento inicial ou meses de planejamento, desenvolvemos uma empresa lucrativa.

A jornada era promissora. Logo de início, já estávamos atendendo multinacionais gigantescas e agregando parceiros internacionais.

Há anos eu já vinha “devorando” tudo que passava pela minha frente sobre empreendedorismo e resolvi complementar meus conhecimentos com uma pós-graduação nesta área. Alguns amigos também começaram a me pedir conselhos e indicar meu trabalho para outras pessoas. Eu realmente via uma nova estrada surgindo à frente.

Mergulhei no mundo das startups, andei com investidores anjo (pessoas físicas que aportam dinheiro e conhecimentos em uma startup em troca de participação acionária), frequentei aceleradoras (entidades que fornecem local, treinamentos e aporte financeiro também em troca de participação), além de inúmeros eventos. Em resumo: comecei a fazer o que esta minha nova tribo estava fazendo!

Superanimado, iniciei 2015 me dedicando 100% a este projeto que batizei de Realização Empreendedora, onde ajudo pessoas, como eu e você, a realizarem seus próprios sonhos.

Em pouco tempo criou-se uma comunidade incrível de empreendedores. Hoje, a minha maior motivação é criar e compartilhar conteúdos para que, cada um, possa conquistar uma boa qualidade de vida, trabalhar com o que ama, unindo realização pessoal com profissional.

Espero que você encontre aqui tudo o que sempre desejou aprender sobre empreendedorismo, consiga ter um negócio de muito sucesso e alcance o maior número possível de pessoas para transformar esse mundo em um lugar melhor!

Trabalhar com o que você realmente ama, sem chefes, com a sensação que é você mesmo que está no controle da sua própria vida, é possível e extremamente gratificante.

Realização Empreendedora
A sua plataforma de criação de novos negócios


Atualização: você pode ler AQUI outra versão desta história 🙂