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Muitas pessoas não vêem problema em abordar outras pessoas e começarem uma conversa despretensiosa para transformá-la em um bom contato profissional.

Entretanto, há pessoas que, apesar de conseguir iniciar uma conversa, não sente que sua desenvoltura é satisfatória no meio de tantas pessoas.

Há casos ainda em que pessoas se sentem acoadas por estar no meio de outras pessoas ou lhe dirigirem uma pergunta – os tímidos!

Timidez é diferente de introversão, e encaro a primeira como uma questão psicológica que dificulta a criação ou manutenção de relacionamentos com outras pessoas, bem próximo de uma fobia social.

As ações de retração que a pessoa assume, sem um motivo claro de intimidação de quem está do outro lado, faz com que os tímidos sofram muito para conseguir criar e manter um bom networking.

Já a introversão é a forma com que as pessoas lidam com seus pensamentos, sentimentos e comunicação, não se tratando de uma questão psicológica mas de um perfil comportamental.

Introvertidos sentem a necessidade de pensarem consigo mesmos antes de exporem suas opiniões, ao contrário dos extrovertidos que preferem expor suas opiniões para ajudar em seu raciocínio lógico.

Isso faz com que os introvertidos pratiquem com muito mais facilidade e frequência a ‘escuta ativa‘, onde a pessoa está ouvindo uma outra com o propósito de realmente entender o que estão falando, ao contrário de apenas escutarem para formularem uma resposta logo em seguida.

Aliada a uma maior capacidade de concentração e pragmatismo, esta e outras características acabam fazendo com que os introvertidos sejam reconhecidos como melhores líderes do que os extrovertidos.

Mas para chegarem ao topo, eles devem ser notados. Tarefa mais difícil a este grupo! Portanto, como um ex-tímido e eterno introvertido que sou, listei três dicas que funcionam muito bem para melhorar meu networking e marketing pessoal.

1- FOQUE EM OPORTUNIDADES DE NETWORKING UM A UM

Os introvertidos possuem um maior de poder de impacto pessoal quando estão em reuniões individuais, pelo motivo deles não terem as habilidades de ‘entreter’ uma grande plateia com grande naturalidade.

Se conseguir ser apresentado individualmente a uma pessoa de seu interesse, ótimo! Aproveite a oportunidade e marque já uma conversa reservada.

Caso a situação exija estabelecer novos contatos em um ambiente de grande movimentação, como congressos, feiras e eventos, aproxime-se das “rodas de perguntas“, onde diferentes pessoas estão em volta de uma pessoa de interesse lhes fazendo algumas questões.

Aproveite a situação para ouvir quais perguntas estão sendo feitas e usá-las como gancho para iniciar uma conversa. Como a conversa é profissional, você já pulou o medonho “quebra gelo”.

Consiga os contatos das pessoas de interesse e mande um email no dia seguinte, retomando o assunto e sugerindo entre uma e duas datas da próxima semana para uma reunião “um a um”.

Durante a reunião, siga seu estilo normal de conversa. Use sua escuta ativa para entender os projetos da pessoa e como o networking entre vocês poderia ser proveitoso.

Mantenha um relacionamento regular com a pessoa via email (ou whatsapp se a pessoa se mostrar mais próxima), e tenha anotado em sua agenda para retomarem o papo pessoalmente em algum espaço de tempo (semanas ou meses).

2- USE A TECNOLOGIA A SEU FAVOR

Empreendedores introvertidos que precisam colocar sua mensagem para o mundo podem usar as diversas tecnologias para impactar mais pessoas sem se exporem muito.

Aprender novas ferramentas é sempre um desafio. Não frite muito seus miolos com as questões técnicas das ferramentas, mas foque no resultado, crescimento e facilidade que elas podem te proporcionar.

Você é bom em escrever? Separe um tempo para redigir artigos para um Blog (próprio ou colaborando para outros grandes blogs), monte uma lista e emails para enviar newsletters com ótimos conteúdos, alimente páginas de redes sociais (há uma infinidade delas), e fóruns de discussão sobre o seu nicho.

Se expressa bem mas não gosta de aparecer em vídeos? Grave sua voz compartilhando mensagens que contribuam com a transformação de outras pessoas dentro dos temas do seu negócio e vá agregando seus fãs através do seu podcast!

Possui intimidade com a câmera? Grave vídeos para o YouTube, promova “webinários” (pelo Hangout ou Skype), ou transmita ao vivo pelo Periscope sem ter que encarar uma multidão olhando para sua cara ao expressar suas ideias!

Conforme-se: Há cada vez mais oportunidades para dar certo e cada vez menos desculpas para não fazê-lo!

3- NÃO SE PREOCUPE COM IMPRESSÕES, SE PREOCUPE COM OS RESULTADOS

Introvertidos também se expressam menos por se preocuparem demais com a opinião (a maioria das vezes negativa) das pessoas.

Faça um exercício de focar apenas no valor e nos resultados que as pessoas irão obter com as informações, caráter e experiência que você transmite, ao invés de focar na suposição sem propósito da opinião que elas terão sobre a sua performance.

Busque comunicar sobre os temas que você possui mais afinidades: seus hobbies e projetos empreendedores. São neles que você apresenta uma melhor paixão na fala, confiança e embasamento.

Os que se identificarem com você serão os que você realmente deve se importar. Mas preocupe-se em agregar ainda mais valor à eles, do que simplesmente agradá-los.