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A diferença entre um negócio pequeno, eternamente estagnado, dependente do ‘dono’, daqueles que crescem indefinidamente, que são auto-gerenciáveis e cada vez mais lucrativos: são as pessoas que eles têm por trás.

Muitos empreendedores são ótimos técnicos mas não são hábeis em recrutar, treinar, delegar tarefas e compartilhar o comando da empresa com outras pessoas para focar seu tempo e energia em atividades mais estratégicas.

Se você é alguém que não sabe exatamente como lidar com essas questões, neste artigo (e vídeo), falarei um pouco como montar uma excelente equipe para sua empresa startup!

CRIE UM FUNCIONOGRAMA

O principal ponto de partida para formar uma boa equipe é ter bem claro quais são as atividades executadas no dia a dia da empresa e quais são as principais funções.

A maioria das empresas possui ‘organogramas’, aquelas matrizes que descrevem as hierarquias de cargos e seus diversos departamentos: marketing, operacional, financeiro, recursos humanos e outros.

Uma startup não possui tamanho, volume de trabalho nem necessidade para se construir um organograma. O item fundamental a ser mapeado é um ‘funcionograma’.

Nele, deve-se agrupar todas as atividades executadas para cada “função” da empresa, por exemplo:

  • Marketing: listar todas as atividades executadas para levar sua marca e proposta de valor ao mercado, como se relaciona com seus clientes, etc.;
  • Operações: enumerar todas as ações diretamente ligadas à criação, confecção e entrega do seu produto ou serviço;
  • Finanças: elencar todas as tarefas realizadas para controlar as contas da empresa, pagar fornecedores, impostos, cobrar clientes, investimentos, controlar o caixa, entre outros;
  • Comercial: citar todas as práticas para iniciar e fechar as vendas como as de pós-venda.

Este é o principal mapeamento que precisa ser feito na sua empresa. Liste cada uma das atividades executadas no dia a dia e separe-as em suas respectivas funções.

DEFINIÇÃO DE COMPETÊNCIAS

Com o funcionograma em mãos, identifique e assinale todas as tarefas (ou funções inteiras), que você não possui a menor competência para executar.

Concentre-se naquilo que você é bom, delegue todo o resto! Pode ser que seja um ótimo técnico em criar e executar seu produto ou serviço, mas não tão bom comercialmente; portanto, uma função inteira – com todas as suas tarefas – que deveria ser repassada para outra pessoa é o comercial.

Em uma startup, é comum não contar com recursos financeiros para contratar pessoas para compor o time, o que exige que você execute as tarefas mais essenciais de todas as funções, de maneira muito eficaz.

Neste momento a velha frase “trabalhe com o que ama” vem a calhar, pois para sua empresa chegar ao próximo patamar, você terá que por a mão na massa em muitas tarefas que não possui a menor aptidão ou simpatia, até que consiga recrutar seus primeiros parceiros.

BUSCANDO PESSOAS

Freelancers são cada vez mais utilizados quando é necessário terceirizar algumas tarefas, ao invés de uma função inteira. É possível terceirizar uma função inteira para um freelancer, como as finanças da empresa. Entretanto, exigirá um excelente sistema para gerenciar as informações e segurança dos seus dados.

Muitas atividades são pontuais e ocorrem eventualmente, ou podem ser agrupadas para serem executadas em uma menor frequência de tempo (como fabricar uma batelada de produtos de uma só vez).

Outra vertente é contratar pessoas por tempo integral para formar uma equipe própria. Em startups, esta modalidade é melhor para delegar funções estratégicas inteiras do que apenas algumas atividades.

A melhor forma de encontrar as pessoas certas para seu negócio é através do networking. Não será por sites de vagas ou classificados – que geram uma enxurrada de curriculums no seu email, não raro completamente fora do perfil desejado – exigindo um ótimo e exaustivo trabalho em entrevistas e seleção.

Excelentes equipes são formadas por pessoas que se complementam, não apenas em questões técnicas. Crie e mantenha uma rede de contatos fora da sua área de atuação.

Engenheiros costumam fazer networking com engenheiros. Médicos costumam fazer networking com médicos. Quando estes precisam de uma boa indicação, as recomendações são limitadas; portanto, amplie seu networking com grupos de pessoas que não pertençam ao seu mercado e sua rede se tornará muito rica!

QUEM CHAMAR

Após solicitar indicações ao seu networking e ter conversado com as pessoas, o fator mais valioso para alguém fazer parte da equipe de sua empresa nascente é que ela se identifique com a sua causa.

Sua causa é o problema que você tenta solucionar, o valor entregue ao mercado. Não tente analisar apenas o lado técnico da pessoa, se ela é ótima profissional na função ou tarefas que você quer delegar. Claro, isso também é importante, mas aliar a habilidades técnicas e histórico profissional com alguém que se identificou com a missão, valores e propósito da empresa é o melhor dos mundos e possibilita  você encontrar parceiros para a vida toda.

Chamar uma pessoa que estará ali principalmente pelo dinheiro ou porque se encaixa tecnicamente no perfil da vaga ou por ser uma boa ‘máquina de executar tarefas‘, criará desgaste no médio prazo, dificuldade em ser liderada e impedirá o crescimento pleno de sua empresa.

Outra vantagem em recrutar pessoas que se identifiquem com sua causa é que são mais flexíveis em aceitar propostas de remuneração fora dos padrões do mercado tradicional, podendo oferecer um mix de salário, cotas da sociedade, bonificações, participações nos lucros, dentre outras alternativas..

Portanto, comece já a criar sua equipe mapeando suas tarefas e funções, definindo as que você possui e as que não possui habilidades de execução, amplie seu networking buscando indicações de freelancers ou profissionais para formar integralmente seu time e, por fim, chame as pessoas que realmente se identifiquem com o propósito de existência da sua empresa.

Possui alguma dificuldade, já formou uma equipe ou possui dicas de como tem funcionado para você? Nos conte nos comentários abaixo!