Insira seu email abaixo e receba conteúdos, ferramentas e dicas exclusivas sobre empreendedorismo e negócios!










Você quer viver de coaching, já fez um ou mais formações e cursos com as melhores ferramentas do mercado mas ainda não consegue trabalhar somente ajudando as pessoas, parar de fazer bicos ou se estruturar como um coach de sucesso?

A Semana de Coaches Empreendedores foi uma verdadeira enxurrada de conteúdos extremamente relevantes, uma entrega de valor gratuito, com exemplos vivos de coaches que conseguiram alcançar uma ótima qualidade de vida deixando de serem meros profissionais autônomos e se aperfeiçoando como empreendedores.

Realização Emprendedora - André Esteves Money LoversAndré Esteves

Fundador da MoneyLovers, falou dos momentos difíceis que é começar a empreender e dos momentos que a vontade de desistir vem à mente.

Para os que persistem, ele recomenda iniciar seu planejamento financeiro calculando o seu ‘capacity‘, que é o montante que você conseguirá faturar, levando em conta o seu ticket médio, quantidade máxima de coachees que você consegue atender em um dado momento e histórico de receitas.

Após esta etapa, recomenda analisar quanto tempo seus processos de coaching duram para calcular o ciclo de vida dos clientes e saber a periodicidade que você deverá buscar novos clientes.

Consequentemente, você deverá fazer um planejamento de marketing para estipular suas estratégias e táticas para atrair novos coachees.

Ele acredita que isso põe por terra o pensamento infundado que é possível iniciar um negócio de coaching com zero de investimento. Há diversos itens que devem ser considerados, desde o telefone que você usa para eventuais contatos profissionais, a internet para pesquisar ou divulgar, o domínio e hospedagem do seu site, enfim. Sempre há pequenos itens a se considerar ao iniciar qualquer negócio.

Outro ponto muito bem colocado é sobre a aquisição de clientes. André percebe que há uma grande falha quando o coach busca se sustentar na base de indicações. Isso porque uma pessoa geralmente indica uma outra que não se convenceu que precisa de um processo de coaching, o que torna o processo de aquisição de clientes muito mais frágil e difícil.

Um conselho que ele deixa aos coaches é se enxergarem como empresários. Muitos tomam decisões emocionais quando deveriam ser mais racionais e olhar o negócio como um todo, e não como um simples profissional autônomo. Para isso, é preciso buscar auxílio de quem entende de formatação de negócios.

» Assista aqui a palestra completa do André Esteves

Realização Emprendedora - Luciana Fiaux Domine Suas FinançasLuciana Fiaux

Criadora do Domine Suas Finanças, se aproximou do mundo do dinheiro de uma forma bem trágica! Em sua juventude, impulsionada por uma indisciplina financeira familiar, acabou contraindo uma dívida que beiravam os cem mil reais.

Surpreendentemente, se aprofundou no tema, deu a volta por cima, zerou as dívidas, começou a se realizar monetariamente e também a ajudar todas as outras pessoas que se encontravam em situações difíceis, ou simplesmente querendo evitar chegar em tal situação.

Diferente da maioria dos coaches que fazem uma formação em coaching para depois definir seu nicho de atuação, ela já possuía muitos clientes em um nicho determinado bem antes de adquirir sua certificação em coaching.

Entretanto, ela acredita que não deva ser uma grande preocupação inicial correr para escolher seu nicho e que as pessoas deveriam se conhecer e testar onde melhor se encaixam, obviamente, seguindo uma estratégia para não ficarem perdidos.

Ela aponta que o erro mais comum entre coaches e profissionais liberais em geral, é não saber separar o dinheiro da empresa do seu dinheiro pessoal. Ela reforça que isso não tem a ver em ter duas planilhas ou contas bancárias separadas, mas a plena clareza da forma que se está utilizando o dinheiro em ambos os lados.

Luciana também reforça que você não deve encarar sua atuação de coach como sendo um mero profissional liberal, mas como um negócio. O coach com dificuldades neste quesito, deveria ir atrás de uma mentoria para que ele consiga se estruturar, crescer e finalmente viver apenas de coaching.

» Assista aqui a palestra completa da Luciana Fiaux

Realização Emprendedora - Paula Quaiser Canvas AcademyPaula Quaiser

Fundadora da Canvas Academy, seguiu um caminho peculiar aos coaches: tinha uma carreira em ascensão no mundo corporativo, mas estava muito insatisfeita. Fez, então, um processo de coaching, se apaixonou pela metodologia e buscou fazer uma formação na área.

Ao mesmo tempo, ela se encantou também pelo mundo do empreendedorismo. Buscou conhecer ferramentas de criação e gestão de empresas e conheceu o Business Model Canvas, ferramenta de modelagem de negócios, e fez um treinamento com seu criador na Europa, Alexander Osterwalder.

Ela acredita que os coaches têm medo de deixarem suas atividades profissionais e se estruturarem como uma empresa, e reforça que, para isso, devem observar a tríade do coaching, que são três elementos que compõe qualquer negócio de coaching: o business, o atendimento e o marketing.

Paula é uma coach especialista em dar palestras no exterior, já tendo passado por uma dezena de países. Na palestra da Semana de Coaches Empreendedores, ela ensina como é simples conseguir se vender como coach tanto no Brasil, quanto no exterior utilizando ferramentas online e offline, comuns a todos nós.

» Assista aqui a palestra completa da Paula Quaiser

Realização Emprendedora - Soraya Farias CoachFit+Soraya Farias

Criadora do programa CoachFit+, começou cedo a ofertar seus talentos e artigos de artesanato, atitude que a garantiu habilidades em vendas e facilidade em testar novas formas e ferramentas para fazê-lo.

Fez faculdade de psicologia e, durante o processo, acabou se frustrando com a área por querer focar no desenvolvimento de pessoas e poder trabalhar perto de casa. Foi então que começou a escrever semanalmente em seu blog, sempre sobre temas que a fascinavam e mesmo com receio da reação das pessoas.

A boa surpresa veio quando clientes começaram a surgir em decorrência da sua consistência no blog, que se firmou como uma excelente forma de filtrar os interessados e, quem a contatava, já estava certo que gostaria de um processo terapêutico com ela.

Fez sua formação em life professional coaching e percebeu que era isso que ela sempre acreditou, que queria levar para sua vida e seus clientes. Desde então fez outros cursos na área e se aprimorou no trabalho com o blog.

Ela acha fundamental que coaches testem ferramentas para sua divulgação e, para ter sucesso, devem mostrar que o que você prega não é da boca para fora, mas faz parte do dia a dia da sua vida. É desta forma que você se destaca em um mercado marcado por estratégias de marketing muito parecidas.

Soraya reforça que para chegar ao alto nível como empreendedor, você deve primeiramente trabalhar seu autoconhecimento e, tão importante quanto, é buscar um curso ou mentoria para acelerar o aprendizado sobre negócios.

» Assista aqui a palestra completa da Soraya Farias

Realização Emprendedora - André CassianoAndré Cassiano

Sou criador da Realização Empreendedora, e acredito que o principal pilar do empreendedorismo é o autoconhecimento, portanto, o coaching é um forte aliado dos empreendedores.

Sempre foi explícito que meus melhores mentorados, que conseguiram empreender com sucesso e construir empresas lucrativas, foram aqueles que haviam passado por um processo de coaching.

Entretanto, algo me deixou frustrado durante estes anos: era visível a má preparação e instrução sobre negócios que os coaches possuem. Geralmente fazem uma formação na área para dominar as ferramentas de coaching e, alguns casos, fazem algum curso de marketing digital pensando que estas estratégias irão catapultar suas carreiras.

Ser coach é proporcionar uma transformação na vida das pessoas. Na prática, você troca suas habilidades e conhecimentos por remuneração e serviços. São essas transações que originam os negócios e, construir um negócio é empreender.

Entretanto, para que esta empreitada te dê a autonomia financeira, liberdade de tempo e qualidade de vida desejada, é preciso criar processos, estratégias e gerenciar tudo isso que, nada mais é que ter uma empresa!

Muitos coaches não possuem esta visão, mas a verdade é essa: coaching é empreendedorismo. Querendo ou não, você deve se tratar como uma empresa!

Responda sinceramente:

  • Você tem clareza do porque está empreendendo nesta área?
  • Fez algum tipo de planejamento do seu negócio?
  • Definiu claramente seu nicho e perfil dos seus potenciais clientes?
  • Faz algum controle financeiro e calculou precisamente seus preços cobrados?
  • Sabe quais áreas compõe o seu negócio (mesmo sendo autônomo), e o que já deveria estar terceirizando?

Caso alguma resposta foi negativa, seu negócio e a qualidade de vida que tanto sonha estão em risco e você realmente deve considerar melhorar seus conhecimentos sobre o que é ter uma empresa de coaching.

A Semana de Coaches Empreendedores serviu para que, coaches como você, consigam criar empresas inovadoras, autossustentáveis e que impactem a vida de outras milhões de pessoas.

Você é coach, sabe que também precisa de orientações em algumas áreas da sua vida! Comece assistindo às palestras completas:

» Acesse as palestras da Semana de Coaches Empreendedores e transforme a sua empresa de coaching

Para que você também consiga chegar a este patamar, é preciso se juntar a outras pessoas com esse objetivo. Assista e faça parte do grupo de Coaches que estão mudando o mundo!